Pular para o conteúdo principal

 

Reportagem exclusiva: Presidente da Transpetro fala para o SINDMETALPE sobre aquecimento do setor naval e planos para investimentos em tecnologia verde e sustentabilidade.



A retomada das encomendas de navios e o investimento no setor naval são prioridades da nova gestão da Transpetro, a subsidiária de logística da Petrobras. Em entrevista exclusiva à jornalista Clarissa A. Castelo Branco, do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (SINDMETAL-PE), o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, comentou sobre as estratégias que vem sendo realizadas desde o início de seu mandato.

Segundo Bacci, a Transpetro é o braço logístico da Petrobras e seus investimentos estão conectados à estratégia da controladora. Ele afirmou que está certo de que a Petrobras terá um Plano de Investimentos tão ambicioso como o presidente Lula tem sinalizado e que a Transpetro poderá contribuir com o desenvolvimento do país.

Uma das primeiras ações do novo presidente da companhia foi criar um grupo de trabalho para estudar a retomada das encomendas de navios. De acordo com Bacci, esses estudos devem ser concluídos em 60 dias e somente após esse diagnóstico teremos definições sobre a quantidade de navios que serão encomendados e o volume dos investimentos.

Onde também destacou que a construção dessas embarcações não se dará sob qualquer preço e qualquer prazo e que eles terão tecnologias verdes para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Ele enfatizou seu compromisso com o desenvolvimento no setor naval ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar dos desafios, a Petrobras tem mantido um forte compromisso com a renovação da sua frota, buscando novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais. A construção de novos navios também é uma forma de fortalecer a indústria naval brasileira e gerar empregos no país.

Quanto aos investimentos no setor e financiamento dos projetos de interesse estatal e do banco, Bacci afirmou que a Petrobras e o BNDES instalaram uma comissão mista para facilitar a apresentação e o financiamento de projetos de interesses da estatal e do banco. E ressaltou que todas as contratações que fizerem contarão com o apoio e monitoramento da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União.

Com a retomada da economia e a melhoria do cenário político, espera-se que as negociações para a construção de novos navios pela Petrobras ganhem mais força nos próximos meses. A estatal brasileira tem se mostrado comprometida com o setor naval e a renovação de sua frota, o que deve impulsionar o crescimento da indústria naval no país.

A Petrobras já tem uma série de projetos em andamento, incluindo a construção de navios-tanque e navios-sonda. A empresa também está investindo na modernização de seus navios existentes, com a instalação de sistemas de controle de emissões e outras tecnologias ambientais.

Em meio a tais declarações e positivismo mesmo após os desmontes do desgoverno Bolsonaro, pode-se aguardar um mercado aquecido e a volta do setor naval com todas as notas que precisamos para voltarmos a ver o progresso do país no setor novamente. A expectativa é de que a retomada das encomendas de navios e os investimentos no setor naval possam contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico do país e a geração de empregos na nação brasileira onde teremos mais notícias após os 60 dias do estudo.

“Seguiremos atentos e caminhando lado a lado do progresso do setor e torcendo para que todo esse empenho e positivismo gere novamente grandes oportunidades de emprego para os trabalhadores(as) metalúrgicos(as) neste setor”. Comentou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Henrique Gomes.

Foto: Marcelo Gonzalez/ Divulgação

Texto: Comunicação Sindmetal-PE – Clarissa A. Castelo Branco/DRT: 5061/PE

Reportagem e entrevista exclusiva cedida para a Jornalista Clarissa A. Castelo Branco quando exerceu o cargo de jornalista no SINDMETALPE.

Acesse a matéria oficial pelo link:
Reportagem exclusiva: Presidente da Transpetro fala para o SINDMETALPE sobre aquecimento do setor naval e planos para investimentos em tecnologia verde e sustentabilidade. – SINDMETAL – PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Luta Democrática pela Democracia Social: Um Chamado à Revolução Social no Brasil Em meio aos desafios contemporâneos que a democracia enfrenta no Brasil, emerge uma necessidade urgente de repensar e reestruturar o sistema político em favor do povo. A democracia social, baseada na justiça social e na equidade, é fundamental para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a oportunidades e direitos básicos. No entanto, é evidente que a ausência de uma democracia social bem estruturada ameaça a própria essência da política institucional brasileira. Quando a democracia social deixa de existir, a política, institucional deixa de agir com eficiência. E o que significa uma revolução social no Brasil? Significa desconcentrar a renda e as propriedade. Não há porque 20 milhões de brasileiros terem que passar fome enquanto 1 porcento tem uma renda que somando 100 milhões de pessoas chegue ao mesmo valor de renda ou seja, onde 10 porcento tem a metade da renda do país. "O País está sendo ...

O Combate ao Coronelismo: Uma Metáfora entre Dois Personagens

 Na vastidão dos campos políticos, onde o jogo de poder é como um tabuleiro de xadrez, uma mulher corajosa ousou desafiar as linhas estabelecidas pelo patriarcado. Ela representava uma voz, uma esperança para todas as mulheres que ansiavam por justiça e igualdade dentro do partido político. No entanto, sua trajetória foi marcada por obstáculos, resistência e uma metáfora vívida de uma luta incansável contra o coronelismo moderno. Dois personagens emergem nesse conto político: a mulher corajosa, símbolo de resistência e determinação, e o homem, figura imponente e enraizada nas estruturas de poder, representando o coronelismo que permeia os bastidores da política. A mulher, destemida e firme em seus ideais, enfrentou uma agressão verbal e uma ameaça proferida pelo homem diante de todos os diretorianos do partido. "Você vai ver com quem está se metendo", ecoou sua voz, ameaçando silenciar não apenas uma mulher, mas todas as vozes que clamavam por igualdade e respeito. Essa agres...
Elon Musk e a Starlink: A Conexão Obscura na Amazônia Elon Musk, renomado por sua visão futurista e avanços tecnológicos, está sob escrutínio devido às suas recentes incursões na Amazônia brasileira com a Starlink, seu serviço de internet via satélite. O empresário é acusado pela Polícia Federal de viabilizar o acesso à internet para garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, alimentando uma cadeia de atividades ilícitas que ameaçam o meio ambiente e as comunidades locais. Segundo reportagem do Brasil de Fato, a internet da Starlink está sendo comercializada em grupos virtuais de garimpeiros, onde as antenas são revendidas por valores inflacionados e a mensalidade chega a ser até dez vezes mais alta que o preço do plano básico. Ademais, os mesmos perfis envolvidos na revenda da internet da Starlink também estão associados à compra e venda ilegal de ouro e cassiterita extraídos da Terra Indígena Yanomami. A presença da Starlink na Amazônia levanta preocupações sobre a p...